QUEM SOU EU
Estou no meu sexto mandato como vereador de Curitiba, sempre colaborando muito para o desenvolvimento da capital. É um trabalho do qual me orgulho, pois sei que, junto à comunidade, fizemos muito para melhorar a vida em nossa cidade. Neste atual mandato, fui eleito mais uma vez para ser o presidente da Câmara de Curitiba para o biênio 2025/2026.
Meu nome é Leônidas Edson Kuzma, mas todos me conhecem como TICO KUZMA. Nasci em Curitiba e sou casado com a Poliana, que é arquiteta e jornalista. Me defino, acima de tudo, como uma pessoa de fé, que ama sua família!
Sou graduado em Administração de Empresas. Já trabalhei como representante comercial, fiscal do Crea-PR, técnico de manutenção eletrônica e motorista de entregas. Além disso, fui proprietário de uma pizzaria.
Minha mãe Lindamir, filha do Rei do Rádio, morava no Novo Mundo, e meu pai Leônidas, filho do Juca, das Molas Kuzma, aqui no Capão Raso. Eles se conheceram e casaram. Graças a este relacionamento, nascemos eu e meu irmão Marcelo.
Infelizmente nossa família foi tomada por uma imensa dor em 2006, quando meu pai, delegado de polícia aposentado, perdeu a vida durante um assalto.
Com muita Fé em Deus, sigo com o legado que ele me deixou de integridade e justiça. E é inspirado nele que sigo até hoje, nos mais diversos projetos que defendo
Fui criado na região sul da capital. Meus avós moraram a maior parte da vida nos bairros Capão Raso e Pinheirinho. Os meus avós paternos, Juca e Helena Kuzma, fundaram uma empresa familiar, a Molas Kuzma. Eles sempre apoiaram o desenvolvimento do Capão Raso e eram muito religiosos, colaborando com a Paróquia São José, Igreja Matriz do Capão Raso, desde a sua fundação.
Já os meus avós maternos, José e Rosa, residiam no Pinheirinho. Meu avô foi um dos comerciantes pioneiros no Novo Mundo. Ele tinha uma oficina de conserto de rádios, atividade que o levou a ser conhecido como O Rei do Rádio. Ele foi uma referência para mim como trabalhador e me ensinou como devemos sempre cumprir com as nossas responsabilidades. Meus avós adoravam reuniões de família e eu passei grande parte da minha infância com eles, na Nicola Pelanda, no Pinheirinho.

MEUS VALORES
FAMÍLIA
Sou cristão e sempre trabalhei na defesa das famílias, instituição que precisa ser valorizada e preservada. Os valores que carrego comigo e me orientam em minhas decisões são oriundos de minha família, primeira sociedade em que convivi e que foi a base para a minha formação. A importância desse núcleo precisa ser amparada pelo poder público, sendo que o Estado não deve realizar ações no sentido de invadir as competências das famílias. Na Câmara, trabalho para que o município proporcione espaços sadios de convivência para as famílias, como áreas de lazer e esportivas. Além disso, fiscalizo as políticas públicas relacionadas à educação e saúde.
DIÁLOGO
Em meu trabalho como vereador, procuro ouvir as pessoas, entender suas necessidade e construir pontes entre as instituições, sempre em busca de melhor qualidade de vida aos curitibanos. Esse valor eu consegui aplicar, na prática, diversas vezes. Um exemplo foi o apoio de militares para a vacinação contra a Covid-19 em Curitiba. Em uma conversa com o comando do Exército Brasileiro na capital, levamos essa demanda e houve entendimento de que a parceria seria possível. Depois dialogamos sobre esta ideia com a prefeitura, que aprovou, e conseguimos esse reforço de pessoal na imunização.
SEGURANÇA
É direito de todo cidadão se sentir seguro. Acredito que, para além do uso das forças policiais, outras medidas, como espaços bem urbanizados, podem melhorar a segurança em nossa cidade. No trabalho como vereador, fui responsável pela lei que criou o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Segurança Pública, mecanismo que tem por objetivo maior integração entre a sociedade e o poder público. Também criei a lei Antidrogas, para orientar sobre os riscos trazidos pelo consumo de entorpecentes e que informa sobre formas de tratamento, além da norma que permitiu o recolhimento de carros abandonados.
CAUSA ANIMAL
Na nossa sociedade há uma importância cada vez maior ao bem-estar dos animais, especialmente aos de estimação, e as cidades têm que se adaptar a este processo. Assim, nos últimos anos, me aproximei da Causa Animal. Tenho participado e apoiado os mutirões de castração e os eventos de adoção. Estou em contato permanente com ONGs e protetores, para conhecer as demandas e buscar soluções conjuntas para os desafios desta área. Além disso, visitei o Hospital Público Veterinário de Porto Alegre, para buscar referências e, no futuro, implantarmos um serviço semelhante em Curitiba.