17/04/2024 – Tribuna Livre – Dornelles Vissoto – Do algoritmo à ação: como a IA está moldando o futuro de Curitiba
Na manhã de quarta-feira (17/04), a Câmara recebeu em seu plenário durante o período de tribuna livre na sessão ordinária o professor Dornelles Vissotto Junior, professor em engenharia, tecnologia, inovação e empreendedorismo na UFPR. O requerimento para uso da tribuna foi feito pelo vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), que também ficou responsável pela saudação oficial da casa. Em seu discurso, o vereador comentou que convidou o professor para explicar como a inteligência artificial pode potencializar a gestão pública.
Na fala feita pelo convidado, ele traz diferentes dados relevantes sobre o funcionamento da IA e desmistifica algumas informações errôneas que circulam pela internet ainda hoje em relação ao uso dessas ferramentas. O professor deixa claro que o uso dessas inteligências não tem maior força do que a inteligência humana, apesar das informações que rondam diferentes mídias sociais, e que as mesmas só são capazes de ser utilizadas através do uso da capacidade humana de raciocinar. Além dessas informações, Dornelles também trouxe ao púlpito diferentes ferramentas de inteligência artificial que podem ser utilizadas além do chat GPT, como: FIREFLIES.AI, TACTIQ.IO, JASPER.AI, TOPAI.TOOLS.
No momento do debate aberto aos vereadores, o vereador Tico Kuzma pergunta ao convidado como ele acredita que o uso dessas tecnologias impactará de forma positiva a vida do cidadão curitibano e aproveita o uso de sua fala para comentar um projeto recém-apresentado na cidade de Curitiba que utiliza dessas ferramentas, o Hipervisor Urbano, plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos, munido de ferramentas capazes de coletar, processar e distribuir informações em formatos que permitam, a todas as áreas, gerir serviços em tempo real e permitir o planejamento de políticas públicas. Em resposta ao vereador, Dornelles comenta que a tecnologia impacta diretamente na qualidade de vida do ser humano, já que hoje a expectativa de vida cresce cada vez mais graças ao uso inteligente dessas ferramentas e a tendência é que cada vez aumente mais.
Ao final do debate, o professor recebeu um diploma de participação da Câmara Municipal em agradecimento as informações passadas e a apresentação de novas tecnologias ao setor público.