Na manhã de terça-feira (18) a Câmara Municipal de Curitiba discutiu em sua sessão ordinária diferentes projetos durante a ordem do dia, tendo 3 desses a colaboração direta do vereador Tico Kuzma. Os projetos apresentados pelo vereador foram: Declaração de utilidade pública ao instituto nova vida de pesquisa e desenvolvimento – IN, a votação para a criação de 300 vagas de auxiliares de serviços escolares (ASE) e a votação para a criação de 539 vagas de professor de Educação Infantil.
Os dois primeiros projetos de lei do Executivo encaminhados à votação totalizaram 839 vagas na Secretaria de Educação e foram aprovados em primeiro turno. A continuação está agendada para quarta-feira, dia 19, quando serão submetidos ao segundo turno de votação.
A criação de 300 vagas para vagas de auxiliares de serviços escolares (ASE)
O primeiro projeto aprovado busca criar novas 300 vagas aos auxiliares de serviços escolares, sendo esses responsáveis por supervisionar crianças e estudantes durante os períodos de chegada e saída, realizar inspeções nas instalações do estabelecimento e oferecer suporte em situações de dificuldade ou emergência.
Com a aprovação do mesmo o número de vagas disponíveis passam a ser de 1298, sendo elas ocupadas através de concurso público.
Em seu discurso para apresentação, Tico comenta que “Hoje, das 998 vagas de auxiliares de serviços escolares existentes, 892 estão ocupadas. A remuneração inicial, para uma jornada de 40 horas semanais, é de R$2.245,24. Essa é uma daquelas categorias que nós [vereadores], dentro da votação do Plano de Cargos e Salários, conseguimos dar um aumento real [na remuneração]”.
A criação de 539 vagas para vagas de professor de educação infantil
A segunda votação realizada busca a criação de novas 539 vagas disponíveis para professores de educação infantil, adicionando às já 5.461 vagas existentes. Com a adição das vagas propostas, ficam livres para ocupação mais de 6.000 cargos.
No discurso de apresentação do segundo projeto Tico comentou que “a gestão atual já entregou 51 novos Cmeis e contratou 500 professores a mais. Também duplicou os CEIs contratados, de forma que Curitiba tem hoje 55 mil crianças na Educação Infantil”.
O projeto aprovado em primeiro turno segue também na quarta-feira (19) para votação de segundo turno.
Declaração de utilidade pública ao instituto nova vida de pesquisa e desenvolvimento – INV
Um dos projetos também discutidos durante a sessão, foi o pedido de declaração de utilidade pública ao instituto nova vida de pesquisa e desenvolvimento – INV. A instituição tem como principal função buscar o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida do ser humano, atuando em diferentes áreas como projetos científicos e culturais, a promoção da educação em todos os seus níveis, incluindo cursos de extensão, graduação e pós-graduação.
Na discussão sobre o projeto, o vereador trouxe que “No ano passado o instituto também atuou no esporte com a participação do karatê, patinação artística e esportiva. Todas essas atividades são realizadas pelo instituto nova vida”. Tico também agradeceu a presença do diretor da instituição presente durante a sessão ordinária.
Durante a votação o projeto foi aprovado por unanimidade.