Quem sou eu
Meu nome é Leônidas Edson Kuzma, mas todos me conhecem como Tico Kuzma. Nasci em Curitiba, capital do Paraná, em 23 de julho de 1971. Sou casado com a Poliana, que é arquiteta e jornalista. Me defino, acima de tudo, como uma pessoa de fé, que ama sua família! Um curitibano apaixonado por sua cidade e seu estado.
Fui criado na região sul da capital. Meus avós moraram a maior parte da vida nos bairros Capão Raso e Pinheirinho. Os meus avós paternos, Juca e Helena Kuzma, fundaram uma empresa familiar, a Molas Kuzma. Eles sempre apoiaram o desenvolvimento do Capão Raso e eram muito religiosos, colaborando com a Paróquia São José, Igreja Matriz do Capão Raso, desde a sua fundação.
Já os meus avós maternos, José e Rosa, residiam no Pinheirinho. Meu avô foi um dos comerciantes pioneiros no Novo Mundo. Ele tinha uma oficina de conserto de rádios, atividade que o levou a ser conhecido como O Rei do Rádio. Ele foi uma referência para mim como trabalhador e me ensinou como devemos sempre cumprir com as nossas responsabilidades. Meus avós adoravam reuniões de família e eu passei grande parte da minha infância com eles, na Nicola Pelanda, no Pinheirinho.
Meu pai, Leônidas, também foi uma grande referência para mim, um exemplo de vida e honestidade. Ele era delegado de polícia e, já aposentado, foi assassinado em um assalto, em 2006. Foi casado com minha mãe Lindamir. Tenho também um irmão, o Marcelo.
Sou graduado em Administração de Empresas pela UniSantaCruz. Já trabalhei como representante comercial, fiscal do Crea-PR, técnico de manutenção eletrônica e motorista de entregas. Além disso, fui proprietário de uma pizzaria.
A participação ativa em grupos de jovens da Igreja e do Clube Cultural foram meus maiores motivadores para entrar na política.
Sempre estive à frente de ações para apoiar e incentivar os jovens. Gosto de fazer o bem e ajudar as pessoas, principalmente em ações de voluntariado. O desafio de poder fazer mais pelas pessoas e o incentivo dos amigos e familiares foram meus maiores motivadores para entrar na política e me dedicar à vida pública.
Foi assim que, em 2000, aos 29 anos de idade, participei da minha primeira eleição, tendo disputado uma cadeira na Câmara Municipal. Nesta ocasião, fiquei na suplência, após ter recebido 2.351 votos.
Em 2004, fui eleito vereador, com 3.199 votos. O assassinato do meu pai, dois anos depois, me deixou obstinado em lutar por mais segurança e paz.
Atualmente exerço o quinto mandato na Câmara de Vereadores de Curitiba, onde tenho colaborado para o desenvolvimento da capital. Neste atual mandato fui eleito com unanimidade, em votação nominal, o novo presidente da Casa, para o biênio 2021/2022.
Agora, em 2023, tenha a responsabilidade de ser o Líder do Governo Rafael Greca na Câmara Municipal. É uma honra ser o seu porta-voz dentro da CMC, ainda mais por esta escolha ocorrer no ano em que celebramos os 330 anos de fundação de Curitiba.