Quem sou eu

Meu nome completo é Leônidas Edson Kuzma, mas sou mais conhecido como Tico Kuzma. Nasci em Curitiba (PR) em 23/07/1971. Sou casado com a Poliana, que é arquiteta e jornalista.

Fui criado na região sul da capital. Meus avós moraram a maior parte da vida nos bairros Capão Raso e Pinheirinho. Os meus avós paternos, Juca e Helena Kuzma, fundaram uma empresa familiar, a Molas Kuzma. Eles sempre apoiaram o desenvolvimento do Capão Raso e eram muito religiosos, colaborando com a Paróquia São José, Igreja Matriz do Capão Raso, desde a sua fundação.

Já os meus avós maternos, José e Rosa, residiam no Pinheirinho. Meu avô foi um dos comerciantes pioneiros no Novo Mundo. Ele tinha uma oficina de conserto de rádios, atividade que o levou a ser conhecido como O Rei do Rádio, pois era especialista em manutenção de rádios antigos. Ele foi uma referência para mim como trabalhador e me ensinou como devemos sempre cumprir com as nossas responsabilidades. Meus avós adoravam reuniões de família e eu passei grande parte da minha infância com eles, na Nicola Pelanda, no Pinheirinho.

Meu pai também foi uma grande referência para mim, um grande exemplo de vida e honestidade. Ele era delegado de polícia e, já aposentado, foi tragicamente assassinado em um assalto, em 2006. Além disso, tenho um irmão, o Marcelo, que mantém uma empresa no Capão Raso, onde mora com sua esposa e filhas.

Sou graduado em Administração de Empresas pela UniSantaCruz (Centro Universitário Santa Cruz). No meu histórico profissional, já trabalhei como representante comercial, fiscal federal do Crea-PR, técnico de manutenção eletrônica e motorista de entregas com caminhão. Além disso, fui proprietário de uma pizzaria. Sou de uma família muito religiosa e por isso sempre acreditei que Deus e a família são os grandes alicerces na minha vida.

Meu casamento com a Poliana.

INGRESSO NA POLÍTICA

Como era participante ativo em grupos de jovens da Igreja e do Clube Cultural, sempre estive à frente de ações  para apoiar e incentivar os jovens. Gosto de fazer o bem e ajudar as pessoas, principalmente em ações de voluntariado. O desafio de poder fazer mais pelas pessoas e o incentivo dos amigos e familiares foram meus maiores motivadores para entrar na política e me dedicar à vida pública.

Foi assim que, em 2000, aos 29 anos de idade, participei da minha primeira eleição, tendo disputado uma cadeira na Câmara Municipal. Nesta ocasião, fiquei na suplência, após ter recebido 2.351 votos.

Em 2004, fui eleito vereador, com 3.199 votos. O assassinato do meu pai, dois anos depois, me deixou obstinado em lutar por mais segurança e paz.

Atualmente exerço o quinto mandato na Câmara de Vereadores de Curitiba, onde tenho colaborado para o desenvolvimento da capital. Neste atual mandato fui eleito com unanimidade, em votação nominal, o novo presidente da Casa, para o biênio 2021/2022.

Meu compromisso permanente é trabalhar na elaboração e aprovação de projetos e requerimentos que ajudem a melhorar a vida das pessoas, com o foco nas famílias e na segurança.

Assinatura do termo de posse da 18º legislatura da Câmara de Curitiba (2021-2024).

Receba notícias no seu e-mail

Assine a newsletter e fique por dentro
do meu trabalho como vereador.