Defensoria e CMC promovem curso sobre atendimento a PCDs

Na tarde desta quarta-feira (9), a Câmara Municipal de Curitiba promoveu a palestra “Pessoa com deficiência – Conceitos e boas práticas de atendimento”, no auditório do anexo 2. A capacitação foi realizada pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, em parceria com a Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), e ministrada por Flávia Bandeira Cordeiro Portela, servidora da Assessoria de Projetos Especiais da Defensoria. O evento reuniu servidores da Casa e integrantes da comunidade externa para discutir temas relacionados à acessibilidade e inclusão.

A abertura contou com a participação do presidente da Câmara, vereador Tico Kuzma (PSD), que destacou a importância da iniciativa. “Vivemos um momento em que as instituições públicas são cada vez mais desafiadas a reverem suas práticas, seus espaços e suas atitudes. E é justamente isso que nos propomos a fazer hoje: refletir, aprender e nos sensibilizar para promover um atendimento mais humano, digno e acessível para todas as pessoas”, afirmou.

Em seguida, o defensor público-geral do Paraná, Matheus Munhoz, reforçou a relevância da capacitação. “Quando temos pessoas preparadas para atender corretamente uma pessoa com deficiência, minimizamos outras deficiências institucionais que exigem maiores investimentos, análises mais complexas e tempo para serem solucionadas”, declarou.

Também compuseram a mesa de abertura o vereador Rodrigo Marcial (Novo), a diretora-geral da Câmara, Waléria Maida, a diretora do Departamento de Administração e Finanças (DAF), Jussana Marques, e a chefe do Setor de Gestão de Pessoas, Liege da Fonseca.

“Sempre há pessoas antes da deficiência”, destacou palestrante

Após a mesa de abertura, Flávia Portela iniciou a palestra abordando o contexto histórico das pessoas com deficiência, relembrando períodos de exclusão desde a Antiguidade. “Passamos por um processo de exclusão muito severo ao longo da história”, comentou, ao citar marcos como a Revolução Industrial e a Segunda Guerra Mundial, até os avanços mais recentes em inclusão.

Ela também destacou os avanços legislativos conquistados a partir da década de 1990 no Brasil, que asseguraram direitos específicos às pessoas com deficiência. Durante a apresentação, orientou sobre termos inadequados, o conceito de capacitismo e a importância de evitar preconceitos. “Sempre há pessoas antes da deficiência”, afirmou.

Além da parte teórica, Flávia compartilhou orientações sobre como oferecer ajuda e lidar adequadamente com diferentes tipos de deficiência — intelectual, auditiva, visual, psicossocial e física. Para tornar o conteúdo mais prático, conduziu dinâmicas de imersão com o público, como jogos de telefone sem fio, descrições de imagens, testes contra o tempo e o uso de cadeiras de rodas, simulando situações enfrentadas por pessoas com diferentes impedimentos. Ela destacou que “podemos fazer as melhores dinâmicas, mas nunca será possível mostrar exatamente como é ter uma deficiência”.

Ao final da capacitação, a servidora reforçou a importância de compartilhar o conhecimento adquirido. “Espero que esse conteúdo não fique só aqui na Câmara. É uma forma de contribuir para uma sociedade mais inclusiva, levando informação de qualidade e incentivando práticas de inclusão em todos os espaços”, concluiu.

Os estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Kainã de Souza, Nathieli Queiroz e Carina Stier participaram da palestra e ressaltaram a importância de ações como essa para fomentar a inclusão e a acessibilidade na sociedade. “Isso é algo que todo mundo deve saber, mas muita gente não sabe, então é importante que seja disseminado para todos”, declarou Nathieli Queiroz. “Às vezes a gente fica muito na teoria da acessibilidade e não pensa em como a gente pode fazer os ambientes ficarem mais acessíveis. Então, eu acho que nesse sentido foi muito importante participar”, afirmou Carina Stier.

Alguma dúvida, crítica, sugestão? Entre em contato!

Whatsapp: 41 99634-5156

GABINETE DO BAIRRO

Avenida Winston Churchill, 99, Capão Raso – próximo à Igreja São José. (41) 3247-7688

GABINETE DA CÂMARA

Rua Barão do Rio Branco, 720, Centro – Anexo II. (41) 3350-4538

× Fale comigo!