Tendo a última palavra na revisão do Plano Diretor (PD) de Curitiba, os vereadores da capital farão parte dos debates promovidos pela Prefeitura desde o princípio dos trabalhos. A primeira oficina técnica, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), no dia 24 de abril, será com os membros da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A CMC também integrará o Comitê Intersetorial Técnico, representada pelos vereadores Rafaela Lupion (PSD) e Serginho do Posto (PSD).
“A Câmara terá uma participação ativa na revisão do Plano Diretor, integrando as oficinas que serão realizadas [pela Prefeitura de Curitiba] antes da primeira audiência pública [em agosto]. Os vereadores levarão sugestões das pessoas e da sociedade. Daí, lá na frente, quando a Câmara receber o projeto de lei do Executivo, ela fará o seu papel de ouvir a sociedade. Queremos um plano com inovações, que reflita a Curitiba que queremos para daqui a 10, 20 anos”, confirmou o presidente da CMC, Tico Kuzma (PSD), que compôs a mesa do lançamento da revisão do Plano Diretor, ao lado das autoridades do Executivo.
“Os vereadores foram eleitos pela população e têm que estar conosco”, afirmou Eduardo Pimentel. “O plano só é autorizado se for aprovado pela Câmara. É por isso que, desde o início, estamos trazendo a Câmara de Vereadores para ajudar na discussão, até para que depois tenha uma aprovação rápida, por estar sendo discutido com a comunidade e com os vereadores desde já”, reiterou o prefeito de Curitiba. Hoje (11), após a cerimônia de início da revisão do Plano Diretor, a presidente do Ippuc, Ana Jaime Wollmann Zornig, e sua equipe apresentaram as estratégias e cronograma da revisão do PD.
Mais informações no site do IPPUC: https://ippuc.org.br/planodiretor/2025/