Iniciativa para valorização dos taxistas e incentivo ao uso do táxi

Na quinta-feira (9/11), o prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, inaugurou a campanha “Táxi – Histórias que te Levam”, com o propósito de valorizar e estimular o uso de táxis na cidade. Os veículos, reconhecidos como ícones de Curitiba devido à sua cor laranja e laterais em xadrez preto, fazem parte da vida dos curitibanos há várias gerações.

A iniciativa é também uma homenagem ao Dia do Taxista, comemorado no próximo 30 de novembro.

A campanha, que será veiculada em site, redes sociais, mobiliário urbano e TV do ônibus, traz histórias verdadeiras de taxistas e passageiros que compartilham relatos de confiança e amizade.

“Eu sou um usuário do táxi na cidade. Mais do que incentivar o uso, essa campanha é para reconhecer a importância e a história dos taxistas da nossa cidade. Por trás de cada volante, há homens e mulheres que fazem parte do cotidiano de Curitiba”, disse Pimentel, acompanhado pela secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini, e pelo presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

O taxista Eloir José Golemba, de 40 anos, é o protagonista da primeira peça publicitária da campanha. Com 21 anos de experiência como motorista, ele compartilha sua história de ter sido o fiel escudeiro da falecida dona Selma por muitos anos, cujo convívio ultrapassou os limites das viagens no táxi.

“Eu ia no supermercado, na farmácia, a levava ao médico. Como ela era sozinha, até o Natal ela passou lá em casa com a minha família”, lembra ele, que já escreveu dois livros com suas histórias e a dos passageiros. “A gente está com as pessoas, conversando no caminho, elas sentem confiança no taxista”, disse.

“A ideia da campanha é contar essas histórias, mostrar o lado humano desses taxistas que são um patrimônio para a cidade”, disse Cinthia Genguini.

A campanha acontece em um momento de retomada do uso do táxi nas cidades, depois da retração provocada pela concorrência com os aplicativos de transporte. Com preço tabelado, sem cancelamentos e valores dinâmicos, o uso do táxi tem crescido 30% ao ano.

“Além desses fatores, a população confia no serviço, que é regulamentado e fiscalizado e que conta com motoristas que conhecem muito bem a cidade”, completa o presidente da Urbs.

Djalma Rodrigues, presidente do Sindicato dos Taxistas do Paraná (Sinditáxi), elogiou a campanha. “É uma iniciativa importante, a categoria se sente valorizada e mostra que a Prefeitura apoia e investe nos taxistas”, disse.

“É a primeira vez que a cidade faz uma campanha de apoio à categoria, que é tão importante para o deslocamento das pessoas”, completou o líder do governo na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma. “Esta campanha vem para fortalecer a categoria”, acrescentou o vereador Alexandre Leprevost.

Eletromobilidade

A Prefeitura também trabalha para tornar o deslocamento por táxi mais sustentável. Desde junho estão sendo testados seis táxis 100% elétricos, com passageiros, nas ruas da cidade.

Fruto de uma parceria com o grupo Renault, a iniciativa será base de um projeto de eletrificação da frota de táxi de Curitiba, dentro da política pública para conter as mudanças climáticas e zerar emissões de carbono até 2050.

“Estamos trabalhando para que a frota de táxi se torne elétrica. Além dos testes, estamos montando uma rede de recarga de carros elétricos na cidade”, lembrou Pimentel.

Como incentivo à adoção dos carros elétricos, os taxistas do veículo elétrico têm vantagens, como isenção de taxas de outorga, gratuidade na recarga do veículo, que pode ser feita em pontos instalados na Rodoviária de Curitiba, e ainda dispensa de pagamento do Estacionamento Regulamentado (EstaR).

Melhorias

Com uma frota composta por 2.225 táxis, Curitiba não apenas lançou a campanha, mas também tem implementado melhorias nos serviços oferecidos à população. No decorrer deste ano, uma nova categoria de táxis foi estabelecida, dedicada especialmente ao atendimento de passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida, seja ela temporária ou permanente.

A categoria também foi beneficiada em 2023 com aumento do limite da frota de táxis executivos, de 222 para 301 veículos, e a flexibilização do vestuário no trabalho, que possibilita aos taxistas usarem calças jeans. Como ocorre todos os anos, os taxistas também poderão usar, de 30 de novembro a 1 de janeiro, a bandeira 2 durante todo o dia.

A Urbs também vem organizando pontos provisórios na saída de eventos, como shows e jogos de futebol para maior conforto dos usuários e incentivar o uso do táxi.

Também participaram do evento, os vereadores Alexandre Leprevost, Mauro Bobato, Serginho do Posto e Rodrigo Reis; o diretor administratvo financeiro da Urbs, Pedro Romanel, o gestor da Área de Mobilidade Comercial da Urbs, Alessandro César de Souza Alves, a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos; a superintendente de Trânsito, Rosângela Battistela; os administradores das regionais Matriz, Rafaela Lupion, Cajuru, Narciso Doro Júnior, e CIC, Raphael Keiji Assahida; o head do grupo Mobilize, Ricardo Mendes; representantes de centrais de táxis e taxistas.

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