Em encontro realizado nesta segunda-feira (24), a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) avançou no planejamento administrativo da instituição para o biênio 2025-2026. Na reunião, liderada pelo presidente Tico Kuzma (PSD), os vereadores ouviram os servidores Margarete Zimmermann Nakano e Débora Reis de Lima, respectivamente a controladora e a gestora da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel.
As servidoras falaram sobre as atuais atividades desenvolvidas pelos órgãos da Câmara e sugeriram a realização de novas ações para este ano e para o próximo. Também participaram os vereadores Bruno Rossi (Agir), Indiara Barbosa (Novo), Leonidas Dias (Pode), Nori Seto (PP) e Meri Martins (Republicanos).
“São duas áreas sensíveis na gestão do Poder Legislativo, então é de fundamental importância que a Mesa Diretora esteja a par do que está sendo feito e daquilo que pode ser aprimorado, sempre com o foco na transparência, na boa gestão dos recursos públicos e nas estratégias de como aumentar cada vez mais a participação dos curitibanos no dia a dia da Câmara”, resumiu Tico Kuzma.
Também participaram da reunião a diretora-geral Waléria Maida, o chefe de gabinete da Presidência, Rodrigo Bilhan, e a diretora do Departamento de Administração e Finanças, Jussana Marques, além de assessores parlamentares.
O que fazem a Controladoria e a Escola do Legislativo?
A Controladoria do Legislativo (Conlegis) é um órgão de controle interno e social da Câmara Municipal de Curitiba. Compete à Conlegis comprovar a legalidade e avaliar os resultados quanto à eficácia e à eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial da Câmara, entre outras atribuições.
Já a Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel é responsável pela capacitação técnica e profissional de parlamentares e de servidores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), além de desenvolver programas de qualificação de pessoas da sociedade civil, como estudantes e lideranças comunitárias.