Abaixo assinado pede ações contra perturbação do sossego na Trajano Reis

O presidente da CMC, vereador Tico Kuzma, recebeu esta semana moradores da região da rua Trajano Reis, no Centro Histórico de Curitiba. Eles entregaram um abaixo-assinado com cerca de 260 assinaturas pedindo que a prefeitura e os órgãos de segurança intervenham para garantir o sossego na rua.

De acordo com os moradores, os bares da região incentivam a ocupação da rua pelos frequentadores, o que causa uma série de problemas, entre eles, o alto nível de barulho.

“Nos fins de semana alguns bares só fecham às 7h da manhã. Isso tem causado todo tipo de problema físico e psicológico em nós, moradores. Tem, inclusive, retirado nosso direito de subsistência, já que está afetando diretamente nossa capacidade de trabalho”, narra a moradora Danyelle Reinhold.

De acordo com o morador Rodrigo dos Santos, a prefeitura, através da AIFU, já fez várias fiscalizações na rua, inclusive multando alguns dos estabelecimentos. “Um deles está até em vias de ter o alvará cassado”, diz.

Mas, mesmo assim, eles afirmam que os problemas não diminuíram. De acordo com a presidente do Conseg Centro Cívico, Valéria Prochmamn, que acompanhou a visita, além da questão do barulho, a região enfrenta outros problemas como depredações, brigas e outros crimes relacionados. “Nos tornamos prisioneiros dentro de nossas casas”, diz Diógenes Leal de Oliveira, outro morador da região.

“E tudo isso impacta no Centro Histórico, que fica com aspecto de abandono”, reclama a presidente do Conseg Jardim Botânico, Elisa Tonet, que também acompanhou a visita. “Além do que faz com que os valores dos imóveis despenquem”, conta Anna Maria Kieckbusch.

O vereador Tico Kuzma já agendou, para a próxima semana, uma reunião com o secretário municipal de Urbanismo, Julio Mazza de Souza, com o intuito de encaminhar o abaixo-assinado para a prefeitura e auxiliar no entendimento de quais ações podem ser tomadas para minimizar o problema.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas mídias sociais!

WhatsApp
Facebook
Twitter
E-mail

Receba notícias no seu e-mail

Assine a newsletter e fique por dentro
do meu trabalho como vereador.