Após revitalização, Unidade de Saúde Vila Machado abre as portas para a comunidade

Revitalizada, a Unidade de Saúde Vila Machado, no Pinheirinho, abriu as portas para a população nesta quinta-feira (18/11). Com a finalização do trabalho na Vila Machado, os 16 mil moradores da região, que estavam sendo atendidos na unidade Parque Industrial, voltam a contar com o atendimento no local.

A Vila Machado é uma das 12 unidades de saúde que a Prefeitura revitalizou em 2020 e 2021, apesar das dificuldades impostas pela pandemia da covid-19. Outras 16 unidades receberam reformas maiores e já foram entregues à população.

“É muito bom estar aqui para entregar mais uma unidade de saúde revitalizada para a população, fica o meu agradecimento à todos que contribuíram para as obras. Trago também um abraço do nosso prefeito Rafael Greca, que não mede esforços para ter a cidade e a saúde bem-cuidadas”, disse a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, na entrega da obra.

Márcia agradeceu e homenageou os profissionais de saúde pela atuação durante a pandemia. “Vocês foram incansáveis, vocês foram resilientes, vocês foram a esperança de Curitiba, a gente teve que se reinventar nesses meses e trabalhar fins de semana, feriados, mas o trabalho foi impecável e eu tenho orgulho de liderar essa equipe”, agradeceu Márcia.

Melhorias

As melhorias tiveram investimentos de quase R$ 18 mil, através de emenda parlamentar dos vereadores Mauro Bobato, Tico Kuzma e Tito Zeglin, que participaram da entrega. Foram feitas reforma da cozinha, troca do portão do estacionamento, correção de infiltrações e dos revestimentos, pavimentação do estacionamento, abertura para melhorar a ventilação de consultório de procedimentos e a pintura da recepção, corredores, odontologia e das fachada na frente e nos fundos.

“Com a situação da pandemia relativamente controlada, é importante que todos nós tenhamos acesso aos serviços de saúde regulares. E este espaço, revitalizado, é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde para milhares de curitibanos. É uma grande alegria ter participado desse processo e indicado recursos no orçamento para permitir estas melhorias à comunidade”, afirmou o vereador Tico Kuzma.

A agente administrativo Sônia Maria Gawlak trabalha na unidade há mais de 12 anos e aprovou a revitalização. “O ambiente está mais claro, com um aspecto mais confortável, e a equipe está pronta para atender a população com maior comodidade”, contou.

Reforço profissional

Além das obras, a unidade ganhou reforço profissional. Entre os novos servidores está a enfermeira recém-contratada pela Prefeitura Priscila dos Santos Yanaze, defensora do SUS e cheia de disposição para somar à equipe e cuidar da população.

“A população que usa o SUS é a que mais precisa de atenção, mas eu particularmente amo trabalhar na saúde pública, defendo muito e acho que é o melhor programa de saúde que existe”, disse.

Além da Priscila outras duas novas enfermeira foram contratadas para a unidade.

População satisfeita

Maria Esteil, conselheira local de saúde e usuária da unidade há mais de 20 anos, foi conferir a reforma de perto.

“Estava com muitas saudades desse posto, essa reabertura é tudo de bom, a comunidade agradece, principalmente os idosos que fazem uso de medicamentos”, disse.

A vendedora Iraci Biaobock contou estar ansiosa pela retomada do atendimento na unidade Vila Machado.

“Eu fui atendida em outra unidade de saúde, mas não é a mesma coisa, é bem melhor voltar para nossa unidade de origem e agora de cara nova”, contou a vendedora.

Presenças

Também participaram da entrega o administrador regional do Pinheirinho, Reinaldo Boaron, e a supervisora do Distrito de Saúde do Pinheirinho, Márcia Inês Marmilicz Kucarz.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas mídias sociais!

WhatsApp
Facebook
Twitter
E-mail

Receba notícias no seu e-mail

Assine a newsletter e fique por dentro
do meu trabalho como vereador.