Câmara de Curitiba e UFPR formalizam termo de cooperação

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) celebrou, nesta terça-feira (15), a assinatura de termo de cooperação com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O presidente do Legislativo, vereador Tico Kuzma (Pros), e o reitor da instituição, professor Ricardo Marcelo Fonseca, destacaram a parceria para a oferta de projetos e programas, via Escola do Legislativo, voltada à capacitação de servidores e de agentes políticos.

> Confira mais fotos da solenidade no álbum da sessão plenária, no Flickr da CMC.

Assinado digitalmente, o extrato de cooperação já foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 2 de fevereiro. “Hoje é um dia de celebração, no qual duas das mais antigas instituições de Curitiba, a Câmara Municipal, fundada em 1693, e a Universidade Federal do Paraná, de 1912, se unem, por meio da Escola do Legislativo, com o objetivo de desenvolver projetos e programas em benefício da sociedade curitibana”, afirmou o presidente da Casa, Tico Kuzma (Pros).

Ele frisou a participação da presidente da Escola do Legislativo e segunda-secretária da Casa, Professora Josete (PT), na mediação do convênio. A iniciativa começou a ser debatida em setembro do ano passado, a partir de reunião online. “Esta parceria está dentro do esforço desta Mesa Diretora de aprimorar a gestão de recursos humanos da Câmara, sendo que um dos principais objetivos é o maior desenvolvimento da Escola do Legislativo”, explicou Kuzma.

Com elogios à “bagagem científica” da UFPR, o presidente disse que a cooperação leva a uma “gestão pública cada vez mais eficiente e humanizada, que a cada dia entrega melhores serviços à população”. “E quem mais ganha com tudo isso é a cidade de Curitiba, que terá uma Câmara de Vereadores ainda mais preparada para legislar, fiscalizar e representar a população.”

“A celebração do acordo é importante para a CMC e para a Escola do Legislativo, cujas as atribuições, além da capacitação de servidores e vereadores, está a interlocução com outras organizações públicas”, reforça o gestor da Escola do Legislativo, Carlos Barbosa. “Esse convênio promoverá o intercâmbio de cursos e conteúdos educacionais e a capacitação de servidores e agentes públicos, bem como a conjugação de esforços de ambas as instituições para a melhoria das nossas atividades legislativas e administrativas.”

Tico Kuzma também fez uma saudação especial ao reitor da UFPR, “um defensor do ensino público, gratuito e de qualidade”. Conforme Fonseca, o desejo da UFPR é que o instrumento jurídico seja mais que um pedaço de papel, “em busca de colaboração” com a Casa Legislativa e o próprio Município. “Gostaria de ressaltar a gradeza simbólica de estarmos aqui”, afirmou.

Partiu do reitor a ideia de formalizar o termo de cooperação no Palácio Rio Branco – local que remete ao ato de fundação da UFPR, em 1912, quando o prédio ainda abrigava a Assembleia Legislativa do Estado (leia mais). Além da parceria, Fonseca falou da realização do vestibular 2021/2022, no último domingo (13), e da retomada das aulas em sistema 100% presencial, nessa segunda-feira (14).

Também acompanharam a solenidade, pela UFPR, a vice-reitora da instituição, Graciela Bolzon de Muniz; o superintendente de Parcerias e Inovação, Helton José Alves; e o professor Sandro Lunard. Pelo Instituto ResPública, os jovens Gustavo Salles, Matteus Henrique e Vitor Capacle, que já fizeram parte da Câmara Municipal Universitária.

>> Leia também:

CMC e CIEE/PR assinam convênio para capacitação via Escola do Legislativo

Gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas mídias sociais!

WhatsApp
Facebook
Twitter
E-mail

Receba notícias no seu e-mail

Assine a newsletter e fique por dentro
do meu trabalho como vereador.