Câmara de Curitiba lamenta morte de ex-prefeito Saul Raiz

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) lamenta o falecimento do ex-prefeito de Curitiba Saul Raiz, que administrou a cidade entre 1975 e 1979. Aos 91 anos, ele sofria de Alzheimer e estava internado no Hospital Nossa Senhora das Graças. Filho de imigrantes eslavos israelitas, foi casado com dona Mirthe, com quem teve as filhas Rosana e Vanessa.

O presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), disse que Saul Raiz deixou um legado fundamental para a cidade: “são marcas que têm reflexos importantes até hoje, como a estruturação de educação municipal nos bairros; a canalização do rio Belém acabando com enchentes; a primeira Lei de Zoneamento; e os projetos de grandes obras, como o Mercado Municipal e a Avenida das Torres”.

Para Kuzma, Saul Raiz se dedicou, na vida pública, principalmente ao desenvolvimento da nossa cidade, em diferentes áreas. “Perdemos um grande homem. Nossas condolências à família e amigos”, afirmou. A segunda-secretária da CMC, Professora Josete (PT), também lamentou o falecimento de Raiz, prestando solidariedade à família. “Foi um prefeito que fez história na construção da nossa cidade”, disse.

Líder do governo na Câmara, Pier Petruzziello (PTB) destacou que Saul Raiz foi “um homem honrado à frente do seu tempo, digno de todas as honras”. Também lembrou que Raiz “ajudou a organizar e a construir Curitiba, trabalhou no Ippuc e foi o idealista da Avenida das Torres”. E complementou: “Grande amigo da minha família, foi muito importante para mim politicamente. Na minha primeira eleição me deu bons conselhos de como seguir. Guardarei pra sempre os seus ensinamentos”.

Já o presidente da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI da CMC, Mauro Bobato (Podemos), apontou que Saul Raiz “foi um visionário no desenvolvimento do município e do estado e um dos ícones no planejamento urbano e, por isso, segue sendo referência e nos servindo de inspiração. Nossos sentimentos à família e amigos e toda a nossa gratidão ao legado que ele deixou”.

Biografia
Saul Raiz formou-se em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e cursou Urbanismo na França. Na política, foi diretor de Urbanismo da Prefeitura de Curitiba entre 1954 e 1958 e prefeito de 1975 a 1979, indicado pelo então governador do Paraná Jaime Canet Júnior. No governo estadual, foi diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), com indicação do então governador Ney Braga.

Entre as obras de Saul Raiz, estão: a primeira Lei de Zoneamento de Curitiba; os projetos do Mercado Municipal de Curitiba e da Avenida das Torres; a canalização do Rio Belém; a estruturação das escolas municipais nos bairros; e a construção da Rodovia do Café, ligando Apucarana a Paranaguá, passando por Ponta Grossa. Na iniciativa privada, desenvolveu negócios e foi presidente da Klabin.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas mídias sociais!

WhatsApp
Facebook
Twitter
E-mail

Receba notícias no seu e-mail

Assine a newsletter e fique por dentro
do meu trabalho como vereador.