Câmara empossa dois procuradores jurídicos

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) deu posse, nesta quarta-feira (3), a dois novos servidores, que foram aprovados no concurso público realizado em fevereiro de 2020. Os aprovados no cargo de procurador jurídico foram convocados mediante o edital 11/2021 e vão ajudar a recompor o quadro de servidores efetivos da CMC, defasado em função do número de aposentadorias registradas nos últimos anos.

A recepção aos procuradores João Flávio Capela de Amorim e Jesrael Soares Batista foi feita pelos vereadores Tico Kuzma (Pros), presidente da Casa, Alexandre Leprevost (Solidariedade), vice-presidente, Flávia Francischini (PSL), primeira-secretária, e Professora Josete (PT), segunda-secretária. O presidente destacou o importante papel da Procuradoria Jurídica, de apontar os melhores caminhos e evitar que falhas ocorram na administração pública.

>> Confira aqui mais fotos da solenidade no Flickr da CMC.

“Ficamos felizes com a chegada de vocês. Espero que tragam a juventude, o conhecimento, para somar com a equipe que já está na ativa”, completou. Tico Kuzma reforçou que a CMC está revisando seu Planejamento Estratégico, sendo que os procuradores receberam a missão, a visão de futuro, o propósito e os valores da Câmara de Curitiba, documentos que integram o planejamento da instituição.

O vice-presidente Alexandre Leprevost (Solidariedade) assegurou que os procuradores ingressam na CMC em um momento “muito interessante, pois a Mesa Diretora tem estreitado o contato com os servidores, para que trabalhem em conjunto, objetivando o melhor para Curitiba”. “Como vereadora de primeiro mandato, posso dizer que aprendo aqui todos os dias, com servidores que são extremamente competentes. Sem dúvidas é um bom lugar para se estar e construir sua carreira”, emendou Flávia Francischini.

Já Professora Josete (PT), que também é servidora pública de carreira, lembrou da necessidade de fortalecimento do serviço público. “Infelizmente passamos por um momento onde existem tentativas de criminalizar a política e o serviço público. Mas, para fortalecermos a instituição, precisamos de todos e todas articulados, mesclando experiência e renovação, isso pode funcionar muito bem”, concluiu a parlamentar.

Também acompanharam a solenidade a diretora-geral da CMC, Jussana Marques; a chefe de gabinete da presidência, Waléria Maida; a diretora de Gestão de Recursos Humanos, Amanda Moreno; o diretor da Procuradoria Jurídica, Ricardo Tadao; a diretora da Diretoria Jurídica de Administração, Juliana Fischer; a diretora da Diretoria Jurídica de Processo Legislativo, Priscila Perelles; o assessor especial de Projetos e Gestão, Thiago Soares; e os servidores da DGRH, Cristina Fonseca de Jesus e Karina Plaça Bialli.

O que é a posse?
A posse, que é um procedimento previsto no Estatuto do Servidor da Câmara Municipal, é o ato expresso de aceitação das atribuições, deveres e responsabilidades do cargo, formalizado com a assinatura de termo escrito, por meio físico ou digital, pelo empossado e pela autoridade competente. Na posse os candidatos também apresentam os originais da documentação, já foi enviada eletronicamente, e comprovam a inexistência de acumulação de emprego público ou privado, observada a compatibilidade, bem como as respectivas declarações de bens.

O certame, com 15.479 inscritos, foi organizado pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná. O Edital 1/2019, que iniciou o processo, foi publicado em cinco de novembro e previa o preenchimento de 37 cargos. Em 8 de julho de 2020, a CMC deu posse a 27 novos servidores aprovados no concurso. Em 1º de julho de 2021, outros 2 novos servidores foram empossados. Já em 1º de outubro, foram empossados mais 5 técnicos administrativos. Considerando a posse desta quarta, a Câmara recebeu um total de 36 novos servidores do certame de 2020 (saiba mais), sendo que alguns repuseram vagas de aprovados que acabaram pedindo exoneração.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas mídias sociais!

WhatsApp
Facebook
Twitter
E-mail

Receba notícias no seu e-mail

Assine a newsletter e fique por dentro
do meu trabalho como vereador.