Na manhã da última quinta-feira (27), o vereador Tico Kuzma esteve no Colégio Dirce Celestino do Amaral, no CIC, para um bate-papo com 32 alunos da instituição sobre os malefícios dos cigarros eletrônicos. O debate foi um convite da diretora da escola, Sandra Bizusko, e do coordenador Klaus Max Buess. Também participaram da conversa a Fisioterapeuta da SMS, Eliane Marcon Fortes, coordenadora do programa de antitabagismo da Prefeitura, e os guardas municipais Marcos Aurélio de Araújo e Johny Carlos de Araújo.
“Levei para a conversa um panorama para os alunos sobre a atual legislação referente ao uso de cigarros eletrônicos, que hoje faz parte da lei municipal antifumo”, disse o vereador Tico Kuzma. Ele lembrou que, mesmo proibidos, os vapes são encontrados facilmente e que esse comercialização traz uma falsa impressão de que esses dispositivos são são nocivos.
Já a fisioterapeuta Eliane Marcon mostrou aos estudantes dados em relação ao quão prejudicial o uso de tais aparelhos podem ser à saúde daqueles que os utilizam, mostrando que o hábito de fumar traz somente malefícios a vida física e pessoal de usuários.
Já os guardas municipais explicaram aos jovens que hoje suas ações, enquanto menores de idade, recaem sobre seus responsáveis legais e explicaram a importância de já terem consciência sobre isso.
“A troca de informações em sala é muito importante, visto que os adolescentes tem cada vez mais acesso a esses dispositivos e iniciam o uso de cigarros eletrônicos cada vez mais cedo”, apontou Tico Kuzma.