Dia da Mulher: Mulheres ocupam 44% das posições na Câmara de Curitiba

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) abriu a 18ª legislatura (2021-2024) com importantes marcas: uma mulher como a mais votada, Indiara Barbosa (Novo); a eleição da primeira vereadora negra, Carol Dartora (PT) e da primeira militar, Sargento Tânia Guerreiro (PSL). Também elegeu a Comissão Executiva mais feminina: formada por Tico Kuzma (Pros), presidente; Flávia Francischini (PSL), primeira-secretária; e Professora Josete (PT), segunda-secretária, a representativa delas é de 66,6%.

Apesar disso, a bancada feminina manteve o patamar de oito vereadoras, o mesmo das eleições de 2016. Apesar de recorde, o número representa apenas 21% das 38 cadeiras do Legislativo. Já o quadro de funcionários da CMC conta com mais mulheres. Elas são 42,3% dos 184 servidores efetivos; 39,6% dos 315 comissionados; 29% dos funcionários terceirizados da vigilância, 76,6% na conservação e 100% na telefonia; e 62,8% dos 97 estagiários. Das 700 pessoas que fazem o Legislativo funcionar, 309, 44% delas, são mulheres.

A proporção, conforme levantamento de 2015, chegava a 49% (117 de 236 cargos de provimento efetivo), mas caía para 35% nos cargos em comissão, majoritariamente ligados aos gabinetes parlamentares (108 de 307). Entre os vereadores, também era menor, de 13% (5 em 38).

Nas posições de chefia, incluindo a Comissão Executiva e a Mesa Diretora, o percentual de mulheres chega a 33,3%. Os números são maiores entre as servidoras efetivas (39,2%) e menores entre as comissionadas, na análise das chefias de gabinete (23%). Primeira mulher a ocupar a Diretoria-Geral da Câmara, Jussana Marques elogiou o reconhecimento da gestão e o crescimento de servidoras efetivas em posições de destaque.

Além dela, a CMC tem servidoras à frente do Departamento de Processo Legislativo e em outras sete diretorias – o equivalente a 50% dos cargos. No país, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 34% cargos de gerência são ocupados por mulheres.

Homenagem entregue a 21 servidoras, entre efetivas, comissionadas e terceirizadas, simbolizou as 309 mulheres que contribuem para o funcionamento da Câmara. O Dia Internacional da Mulher, definiu o presidente Tico Kuzma, “representa a luta histórica por igualdade, valorização e direitos sociais. E não podemos deixar de dizer, pela defesa de existir e de ser mulher”. “Sigam em frente, porque ainda há muito a ser conquistado”, incentivou. Entre os avanços da legislatura atual, o vereador também lembrou do fortalecimento da Procuradoria da Mulher (ProMulher).

Tico Kuzma também homenageou colaboradoras da Câmara de Curitiba que trabalham na presidência e em seu gabinete.


>> Confira álbum completo da homenagem no Flickr da CMC

“Nós, mulheres, já nascemos com a dura missão de termos que lutar pra conquistar nosso espaço. E essa luta que se torna ainda mais difícil e ao mesmo tempo nobre ao passo que, ainda assim, não negligenciamos nossos papéis de mães, esposas, donas de casa, filhas, avós”, completou Jussana. “A todas nós, mulheres, parabéns! E à Administração da Casa, obrigada pelo respeito, pelo reconhecimento e pela linda homenagem.”

“O 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é uma data que nos convida a refletir sobre a luta contínua por direitos e oportunidades que as mulheres buscam desde o início do século 20. É com orgulho que recebo esta homenagem em nome das servidoras comissionadas”, destacou a chefe de gabinete da Presidência, Waleria Maida.

A segurança patrimonial Luciana Sales, da empresa terceirizada que presta o serviço à Câmara, comemorou que as terceirizadas tenham sido lembradas na homenagem. “É um reconhecimento também para a gente que está trabalhando aqui [no caso dela, há cinco anos]”, agradeceu. Para a funcionária, “na verdade, todos os dias são o dia da mulher”. “É uma batalha, né? Ser mãe, esposa, trabalhar fora. Tem que ser guerreira”, lembrou.

>>> No mesmo dia, em alusão ao Dia da Mulher, foi aprovado projeto de lei que institui campanha educativa contra a pobreza menstrual.

Confira também o discurso do vereador Tico Kuzma em homenagem ao Dia Internacional da Mulher:

“Senhores vereadores e, especialmente hoje, senhoras vereadoras. Também as nossas servidoras da Câmara Municipal de Curitiba – e toda a comunidade curitibana que nos acompanha pelas redes sociais.

É com grande alegria e entusiasmo que prestamos hoje esta singela homenagem no Dia Internacional da Mulher.

Uma data extremamente simbólica, que representa a luta histórica das mulheres por igualdade, por valorização, por direitos sociais… E, não podemos deixar de dizer, pela defesa de existir e ser mulher.

Cumprimento aqui a nossa atuante e plural bancada feminina:

Vereadora Amália Tortato
Vereadora Carol Dartora
Vereadora Indiara Barbosa
Vereadora Flávia Francischini
Vereadora Maria Leticia
Vereadora Noemia Rocha
Vereadora Professora Josete
Vereadora Sargento Tania Guerreiro

São oito parlamentares, a maior participação de mulheres na história da cidade. Um patamar que já havia sido alcançado na eleição de 2016 e que foi mantido no pleito de 2020. Um recorde que esperamos que seja batido na próxima eleição!

Pela primeira vez na história, duas vereadoras integram a Mesa Diretora. E de maneira também inédita, compõem a Comissão Executiva.
Tivemos ainda, com a eleição da Carol Dartora, a primeira mulher negra na Câmara de Curitiba. E pela primeira vez uma mulher foi a mais votada, a vereadora Indiara Barbosa.

Destaco, ainda, o fortalecimento da Procuradoria da Mulher, que tem apresentado uma agenda propositiva, na figura da procuradora Maria Leticia e das procuradoras adjuntas, Noemia Rocha e Carol Dartora. O órgão, criado para combater todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres, passou a integrar, na atual legislatura, a estrutura administrativa da Câmara, e agora possui uma melhor estrutura, com espaço físico e equipe de trabalho.

Relembro também uma ação desta Casa relacionada com a temática feminina e que obteve resultados práticos: a campanha de arrecadação de itens de higiene para combater a pobreza menstrual.

Foram arrecadados 7 mil itens de higiene, que foram repassados ao Coletivo Igualdade Menstrual. Uma campanha com o apoio da Procuradoria da Mulher, dos servidores desta Casa, por meio de suas entidades representativas, e da comunidade em geral.

Faço uma menção especial a todas as mulheres que trabalham aqui na Câmara e que ajudam, todos os dias, com sua competência, dedicação e amor a construir o futuro de Curitiba. Seja nos gabinetes parlamentares, no nosso qualificado corpo de servidoras efetivas, ou de maneira terceirizada: vocês são motivo de orgulho para Curitiba.

E em nome da nossa diretora-geral, a Jussana Marques, eu cumprimento a cada uma de vocês e desejo um feliz Dia Internacional da Mulher.”

Gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas mídias sociais!

WhatsApp
Facebook
Twitter
E-mail

Receba notícias no seu e-mail

Assine a newsletter e fique por dentro
do meu trabalho como vereador.