Dialogo, logo existo

Por Tico Kuzma*

Diálogo. Ao contrário do que muitos pensam, a política não pode ser feita sem ele. Ou melhor dizendo, até pode, mas com que resultado? Para utilizar uma palavra da moda, seria uma política de cancelamento e silenciamento de quem pensa diferente de você. Não é nisso que eu acredito. Nossa Constituição também não prevê isso. Nosso sistema eleitoral, especialmente o que elege para as casas legislativas (exceto o Senado), prevê que o máximo de ideologias possível tenha representação. E é nestes locais que os representantes do povo, eleitos por voto direto, discutem e aprovam as propostas de lei, que interferem na vida do conjunto da sociedade.

Em nossa gestão frente à Câmara Municipal de Curitiba (CMC), como presidente da Mesa Diretora, tenho aplicado isso na prática. Pela primeira vez na história colocamos para funcionar o Colégio de Líderes, órgão que possui a representação de todos os líderes de blocos e bancadas partidárias, e decidimos questões administrativas e políticas importantes, como por exemplo a não interrupção das sessões plenárias durante o período do carnaval, pois estávamos de prontidão para analisar matérias relacionadas ao combate da pandemia de Covid-19.

Cito ainda como exemplo a ponte que fizemos entre o Exército Brasileiro e a Prefeitura de Curitiba, que resultou no reforço de profissionais de saúde, cedidos pelas Forças Armadas, para auxiliar na vacinação. E esse diálogo também se faz junto à sociedade. Retomamos as Tribunas Livres, que são tradicionalmente um espaço para ouvir e conversar com a população, sempre em busca de soluções para a cidade. Desde o início do ano, realizamos 23 Tribunas Livres.

Temos trabalhado para garantir todas as condições para que os vereadores e vereadoras interajam com a sociedade. Assim, até o começo deste mês, já realizamos 41 audiências públicas, batendo o recorde de audiências realizadas em um único ano, que era de 40. Por fim, cito os mais de 20 encontros de interação institucional que promovemos no início da gestão, com demais parlamentares, com o objetivo de cumprir uma de nossas principais metas, que é aproximar cada vez mais os curitibanos de sua Câmara Municipal.

*Tico Kuzma (PROS) é graduado em Administração de Empresas, vereador e presidente da Câmara Municipal de Curitiba no biênio 2021-2022. Especial para o Blog do Esmael.

>>> Artigo publicado originalmente no Blog do Esmael em 10/11/2021.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas mídias sociais!

WhatsApp
Facebook
Twitter
E-mail

Receba notícias no seu e-mail

Assine a newsletter e fique por dentro
do meu trabalho como vereador.