Evento natalino promovido pela Câmara e Prefeitura de Curitiba tem audiência lotada

Nesta terça-feira (14), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e a prefeitura promoveram, em parceria, o evento “Ame o próximo”, iniciativa natalina que integra a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021. Devido ao mau tempo, a apresentação, que seria nas escadarias do Palácio Rio Branco, foi transferida para o Teatro Regina Casillo, localizado na rua Lourenço Pinto, próximo à Câmara. A apresentação contou com a Orquestra Compromisso Adoração da Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB) e com a cantora Amanda Lyra.

A presença da orquestra foi articulada pelo vereador Pier Petruzziiello (PTB), líder do governo na CMC, e pelo empresário Rafael Magosso. Antes mesmo da programação do evento, a orquestra estava se articulando para conseguir recursos para a família do menino Pietro, diagnosticado aos três meses de vida com a doença AME (Atrofia Muscular Espinhal) tipo 1. O medicamento específico para a cura da enfermidade é vendido a um preço proibitivamente caro, mas a família conseguiu judicialmente o tratamento de Pietro.

Os organizadores do evento fizeram da atividade uma promoção da conscientização quanto à doença. A cantora Amanda Lyra, de 31 anos, que foi uma das atrações do evento, também é postadora de AME, mas no seu caso é o tipo 3. O prefeito Rafael Greca agradeceu aos advogados João e Regina Casillo pela cessão do espaço. “Trata-se de uma ocasião alvissareira e agradecemos a Deus pela mobilização da Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB)”, disse Greca.

O prefeito agradeceu a presença das autoridades e das pessoas que se dirigiram ao Teatro para prestigiar a Orquestra Compromisso Adoração da Primeira Igreja Batista de Curitiba. “É tempo de acender as luzes. É tempo de ouvir as harmonias. Viva a música. Viva Curitiba”, disse o chefe do Executivo Municipal.

Para Tico Kuzma (Pros), presidente da CMC, a realização desse evento de Natal, fruto da parceria entre o Legislativo e a Prefeitura de Curitiba, se configura num ato de amor, solidariedade e gratidão. “Agradecemos a possibilidade de usar esse teatro que integra as instalações do escritório advocatício de João e Regina Casillo. Agradecemos ao prefeito Rafael Greca por proporcionar a Curitiba um Natal de luz, um Natal que brilha, um Natal que sugere o renascimento de todos nós”, disse Kuzma.

A musicista Amanda Lyra, que possui AME Tipo 3, esclareceu que a doença a acompanha desde o nascimento. Para ela, eventos como o “Ame o próximo”, possibilitam que Curitiba assuma uma postura mais inclusiva no que diz respeito às pessoas com deficiência e o momento natalino é o mais propício para que iniciativas dessa natureza sejam levadas a efeito.

Veterana da cena musical da cidade, Amanda é voz conhecida no circuito artístico curitibano. Ela destacou o conceito de acessibilidade atitudinal, que pode ser definido como o conjunto de atitudes necessárias e inclusivas que as pessoas devem ter em relação àqueles que possuem deficiências. Em atividade desde os anos 1990, a Orquestra Compromisso Adoração da Primeira Igreja Batista de Curitiba se apresentou com 27 músicos (além de bateria, baixo, piano e vocal) liderados pela ministra e maestrina Even Zub Dutra.

Estiveram presentes ao evento o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel e os secretários municipais Tatiana Turra (Instituto Municipal de Turismo); Maria Silvia Bacila (Secretaria Municipal de Educação); Fabiano Ferreira Vilaruel (FAS); Ana Cristina de Castro (FCC) e Cibele Fernandes Dias (Secretária de Gabinete).

Gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas mídias sociais!

WhatsApp
Facebook
Twitter
E-mail

Receba notícias no seu e-mail

Assine a newsletter e fique por dentro
do meu trabalho como vereador.