O prefeito Rafael Greca sancionou a Lei 16.188, que incorpora ao calendário oficial de Curitiba a Festa do Padroeiro da Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão, comemorada no dia 6 de agosto.
O ato foi celebrado na tarde desta segunda-feira (3/7), na sede do Palácio 29 de Março, na presença do autor da proposição, o vereador Tico Kuzma, e do pároco padre Paulo Siebeneichler.
“A comunidade contribuiu muito com o crescimento da região, que foi se desenvolvendo ao redor da igreja, que veio a se tornar uma referencia no Bairro do Portão. Essa festa é o reconhecimento dessa importância”, avaliou Tico Kuzma.
“A Igreja do Portão é histórica e remonta ao ano de 1890, data da entronização da primeira imagem do Senhor Bom Jesus. Viva o Senhor Bom Jesus dos Pinhais e dos Perdões, padroeiro de Curitiba”, disse o prefeito.
Na oportunidade, o padre Paulo Siebeneichler convidou o prefeito para participar dos festejos, que serão realizados no dia 6 de agosto.
Além disso, a Prefeitura, através do Centro Cultural Casa da Memória, da Fundação Cultural de Curitiba, fará uma réplica da imagem em 3D de uma relíquia sobre a guarda da igreja, a estátua do Senhor Bom Jesus do Portão.
Centro de Odontologia
Na mesma oportunidade, o prefeito também sancionou a Lei 16.187, que estabelece a criação do Centro de Odontologia Pública Municipal com o nome do dentista curitibano professor Léo Kriger, ao lado de Rogério Kriger, filho do homenageado, que estava acompanhado da esposa Liziane Kriger.
“Uma honra poder homenagear esse grande curitibano, ainda mais ao lado do amigo Rogério Kriger, que é filho do homenageado”, disse Kuzma. “É com imensa alegria que perpetuamos a história desse homem que foi grande e foi nosso”, disse Greca.
Presenças
Participaram também do encontro o secretário do Governo Municipal e presidente do IPPUC, Luiz Fernando Jamur; os diáconos Edilberto Silvestre e Jorge Leocádio dos Santos; os representantes administrativos da paróquia Paulo Dresler, Carlos Alberto Tostes e Carlos Grezelcoviski, e de José Megume Tanaka e Eli Braga Brandão.