Janeiro foi mês de vistorias, visitas à comunidade e solicitações à prefeitura

O primeiro mês do ano foi de agenda cheia para o vereador Tico Kuzma (Pros). No período, o parlamentar fiscalizou o andamento de obras na cidade, esteve por diversas vezes reunido com moradores e comerciantes de diversos bairros – para ouvir de perto os pedidos da população – e apresentou à Prefeitura de Curitiba 70 requerimentos para melhorias ou manutenção urbana.

Kuzma acompanhou, por exemplo, a implantação de lombadas e travessias elevadas em ruas que ficam na área de abrangência da regional Pinheirinho. Com o Enilson Ribeiro, representante da prefeitura (Administração Regional Pinheirinho), o vereador esteve nas imediações do Conjunto Residencial Mauá, onde foram implantadas travessias elevadas nas ruas General Potiguara, Luiz Losso Filho e Aleixo Skraba.

Da mesma forma, acompanhou a construção de lombadas nas ruas Laudelino Ferreira Lopes e José Alcides de Lima. “As implantações atendem anseios da comunidade e trazem mais segurança ao trânsito destas localidades. Os projetos das intervenções já haviam sido realizados há algum tempo, mas aguardavam um processo licitatório para o início das obras”, explicou Tico Kuzma.

Perto da população
Com o objetivo de conhecer e compreender as demandas de cada comunidade, o vereador esteve reunido com grupos de moradores e também visitou uma série de empresas. Uma destas visitas foi para verificar algumas situações trazidas por moradores da regional Tatuquara, que abrange os bairros Caximba, Campo de Santana e Tatuquara.

Acompanhado do Marcelo Ferraz, administrador da regional e representante do prefeito Rafael Greca, o vereador foi ao Campo de Santana conversar com lideranças locais, como João Leonildo Pelanda, Vera Lúcia Pelanda Chimim, Neusi Ogassawara e Maria Lindamir Pelanda, sobre o programa asfalto no saibro.

Uma demanda urgente foi verificada no bairro Água Verde, uma das localidades atingida pelas fortes chuvas de janeiro, e que sofreu com alagamentos. A vistoria teve a presença de representantes do Conseg Água Verde e de outros vereadores. Foi monitorado o entorno do rio Vila Guaíra, especialmente ao lado da rua Dom Pedro I, entre a Otávio Francisco Dias e a av. Presidente Kennedy.

A população solicita medidas para evitar novos alagamentos e o compromisso firmado foi o de fazer essa intermediação junto à Prefeitura de Curitiba, com o objetivo de mitigar os efeitos das chuvas na região.

Uma das visitas a empresas foi na Matercic Materiais de Construção, que neste mês completa 31 anos de fundação. Na ocasião, o vereador conversou com os proprietários, o Sr. Ataíde e a Dona Gertrudes, fundadores da empresa, cumprimentando-os pelo trabalho realizado, “que gera empregos, colabora para o desenvolvimento da cidade e também apoia instituições que trabalham com causas sociais”.

Junto aos empreendedores, Tico Kuzma busca obter mais dados sobre o ritmo da retomada econômica, os impactos da pandemia, além de demandas da região. As informações fundamentam a apresentação de requerimentos, eventuais projetos de lei e a atuação parlamentar como um todo.

Pedidos à prefeitura
Entre os dias 1º e 27/01, o gabinete do vereador Tico Kuzma enviou à prefeitura 70 requerimentos com solicitações de manutenção e melhorias na cidade. Entre os requerimentos, a principal demanda é a recuperação do asfalto em diversas localidades.

Além disso, há manifestações para a manutenção da sinalização de trânsito, troca de lâmpadas da iluminação pública, limpeza de áreas, poda ou corte de árvores etc. As demandas formalizadas ao Poder Executivo são resultado de solicitações recebidas da população por meio dos canais de comunicação do vereador, principalmente no gabinete virtual, que funciona no WhatsApp 99866-4646.

Reuniões com autoridades
Tico Kuzma também teve reuniões técnicas com o vice-prefeito Eduardo Pimentel, com o secretário do Urbanismo, Julio Mazza, e com técnicos do IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba). Junto ao vice-prefeito de Curitiba, o parlamentar tratou da carteira de investimentos de R$ 2,6 bilhões que a capital terá para os próximos quatro anos, valor que é considerado o maior pacote de investimentos da história da cidade.

“A expectativa é que sejam gerados até 110 mil empregos na cidade com as obras que serão realizadas. Na Câmara Municipal, vamos monitorar a realização desses investimentos e continuar levando ao prefeito Rafael Greca e sua equipe as demandas recebidas da população”, garantiu Kuzma.

Sessões extraordinárias
Também neste mês de janeiro, o vereador, que no biênio 2021-2022 responde pela presidência da Câmara Municipal de Curitiba, coordenou a realização de duas sessões extraordinárias para debater e votar um pacote de seis projetos de lei, cinco deles que tratavam da reposição inflacionária para diversas carreiras do funcionalismo municipal, incluindo os conselheiros tutelares e os agentes políticos do município.

Na qualidade de presidente do Legislativo, Kuzma também liderou encontros com demais vereadores e servidores para tratar de assuntos administrativos e do planejamento para 2022 da Câmara de Curitiba, sendo que as sessões plenárias retornam no mês de fevereiro.

O dia a dia do parlamentar pode ser acompanhado pelas redes sociais ou no site www.ticokuzma.com.br.

Veja as formas para seguir e interagir com Tico Kuzma on-line no seguinte link: https://linktr.ee/ticokuzma.

 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas mídias sociais!

WhatsApp
Facebook
Twitter
E-mail

Receba notícias no seu e-mail

Assine a newsletter e fique por dentro
do meu trabalho como vereador.