No aniversário de 329 anos, Câmara presenteia Curitiba com uma cápsula do tempo

Para marcar a esperança de que Curitiba tenha superado os dias de pandemia, o Legislativo enterrou uma cápsula do tempo nos jardins do Palácio Rio Branco durante as festividades em comemoração ao aniversário de 329 anos da capital do Paraná. São mais de 50 mensagens, escritas por estudantes das redes pública e particular da cidade, por vereadores e por autoridades dos poderes municipais e estaduais. As cartas confiadas à cápsula do tempo serão abertas em 2032, daqui a dez anos.

“As cartas dizem como nós queremos Curitiba daqui a dez anos, o que nós aprendemos com a pandemia e o que nós queremos da nossa cidade. Quando Curitiba comemorar 339 anos de idade, os vereadores que aqui estiverem vão abrir essa cápsula e ver o que as nossas crianças e autoridades pensavam para o futuro. Esperamos ter boas notícias daqui a dez anos! Já a mensagem para o presente é que chegou a hora de olhar para frente e reconstruir as nossas vidas, agora mais fortes”, desejou Tico Kuzma (Pros), presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

“Com 80% da nossa população vacinada, já podemos sorrir para a vida”, festejou o prefeito Rafael Greca, comemorando o atingimento das condições sanitárias necessárias à flexibilização do uso das máscaras até em ambientes fechados. “Pela primeira vez fizemos esta festa no lugar certo, porque no dia 29 de março de 1693 o capitão-mor, Gabriel de Lara, ouvindo o povo e liderado pelo capitão povoador, Mateus Leme, criou a Câmara Municipal de Curitiba”, apontou Greca. Por convenção, o dia da fundação da CMC é a data do aniversário de nascimento da cidade.

Representando os cidadãos de Curitiba, as estudantes Nicole Souza e Alice Aloise, da Escola Municipal Belmiro César, as crianças Helena Moro e Vinicíus Jacichen, da Escola Atuação, e as universitárias Angela Godoi e Simone Yamaguchi Tortato, do Centro Universitário Santa Cruz, simbolicamente juntaram suas cartas às demais, dentro da cápsula do tempo. Em nome das autoridades, Tico Kuzma, Rafael Greca e o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, fizeram o mesmo, juntando-se aos vereadores e presidentes do TJ-PR e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

As comemorações na CMC começaram com o hasteamento das bandeiras de Curitiba, do Paraná e do Brasil, trazidas solenemente pela Guarda Municipal, por Kuzma, Greca e pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, José Laurindo de Souza Netto. Após a colocação da cápsula do tempo nos jardins do prédio histórico do Legislativo, foi cortado o bolo comemorativo dos 329 anos da Câmara Municipal e da cidade de Curitiba. A Banda Lyra Curitibana executou os hinos oficiais e o tradicional “Parabéns Para Você”.

Além dos vereadores de Curitiba, participaram da cerimônia os ex-vereadores Bruno Pessuti, Julieta Reis, Antônio Borges dos Reis e Wolmir Aguiar. Da Prefeitura de Curitiba, os secretários Luiz Fernando Jamur, Márcia Huçulak, Cinthia Genguini,  Maria Sílvia Bacila, Carlos Eduardo Pijak Júnior, Cristiano Hotz, Alexandre Jarschel de Oliveira, Ana Cristina de Castro e Leverci Silveira Filho. Também compareceram administradores regionais e os assessores Lucas Navarro de Souza, Cibele Fernandes Dias e Rodolpho Zannin Feijó, além do tenente-coronel Fernando Klemps, do BPTRAN.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas mídias sociais!

WhatsApp
Facebook
Twitter
E-mail

Receba notícias no seu e-mail

Assine a newsletter e fique por dentro
do meu trabalho como vereador.