No retorno da Câmara, avanços de Curitiba em estruturação urbana e inovação são destaque

*Matéria com informações da Prefeitura de Curitiba

Na reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Curitiba para o segundo semestre deste ano, nesta terça-feira (1º/8), foram destacadas as intervenções na cidade, em curso pela Prefeitura, para a melhoria da estruturação urbana e de inovação nas áreas da mobilidade e uso de energias renováveis.

O líder do Governo no Legislativo Municipal, vereador Tico Kusma, falou em nome do prefeito Rafael Greca, que não pode comparecer à sessão por conta de compromissos com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, que cumpre agenda na cidade.

“Estamos celebrando, em 2023, os 330 anos de nossa Curitiba avançando ainda mais como cidade inteligente, inovadora, sustentável e humana”, destacou Tico Kuzma ao ler a mensagem do prefeito.

Kuzma pontuou também as entregas e projetos em execução pelo município neste ano com destaque para grandes investimentos em mobilidade urbana, energia limpa e áreas verdes preservadas, incluindo a inauguração da Pirâmide Solar de Curitiba.

Na área da mobilidade, o destaque foi para o anúncio do investimento de R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus elétricos que irão operar já no ano que vem na Rede Integrada de Transporte de Curitiba, atendendo a linha Interbairros II e outras importantes linhas de ônibus da cidade.

O fortalecimento da intermodalidade no transporte com o avanço do Plano de Estrutura Cicloviária e a oferta de bicicletas compartilhadas, também foi citada como reforço nessa área.

Saúde
Na área de Saúde foram destacadas a ampliação dos serviços da Central Saúde Já Curitiba, que oferece atendimento por teleconsulta desde 2020, somando quase 790 mil atendimentos. E ainda a reabertura, em junho, da UPA Fazendinha integrada à Central Saúde Já, seguindo o conceito de Saúde 4.1.

Na odontologia, a Prefeitura reformou 23 clínicas entre janeiro e julho de 2023, garantindo melhores serviços para a população.

Asfalto novo
O líder do Governo na Câmara lembrou que pelo programa Asfalto Novo a Prefeitura alcança, neste mês de agosto, 900 km de ruas recapeadas, garantindo pavimentação asfáltica de qualidade e eliminando problemas de poeira e lama em várias regiões da cidade.

Grandes obras
As obras estruturantes também foram pontuadas na sessão de reabertura dos trabalhos do Legislativo Municipal. O vereador Tico Kuzma ressaltou o andamento das construções de moradias no Bairro Novo da Caximba, como parte do maior programa socioambiental da história recente de Curitiba.

O avanço do trecho final da Linha Verde, na região do Atuba, também foi destacado pelo líder do governo e ainda as intervenções de combate a enchentes feitas pela Prefeitura.

Manutenção urbana e inovação
Outro ponto relevante destacado pelo vereador foi a manutenção urbana, com a recuperação do pavimento de vias importantes da cidade, viadutos e trincheiras, juntamente com intervenções de microdrenagem e os serviços de roçada garantem que Curitiba se mantenha em ordem como uma cidade bem cuidada. Em paralelo, a cidade celebra, com orgulho, a inauguração da Pirâmide Solar, símbolo do compromisso com ações de mitigação às mudanças climáticas. O primeiro parque fotovoltaico em aterro sanitário desativado na América Latina é uma das iniciativas do Curitiba Mais Energia, promovendo energia renovável e economia aos cofres públicos.

Preservação ambiental
Também como reforço à qualidade de vida e o equilíbrio ambiental estão as ações de ampliação de grandes espaços de área verde, incluindo os novos parques Rio Bonito do Tatuquara e Pinhal de Santana, com a oferta de atividades gratuitas para o esporte e o lazer.

Inclusão, Educação e Segurança
Em sua mensagem à Câmara, o prefeito Rafael Greca elencou o acolhimento e assistência social como prioridades da Prefeitura, com investimentos para atendimento a pessoas em situação de rua e construção de novas moradias.

Ressaltou ainda na mensagem a ampliação da educação integral, com a inauguração de novas Unidades de Educação Integral, bibliotecas inclusivas e novas escolas em construção. E o avanço da Muralha Digital, contribuindo para a segurança da cidade com câmeras de monitoramento e tecnologia.

Presenças
Prestigiaram a reabertura dos trabalhos do Legislativo Municipal o secretário do Governo e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Luiz Fernando Jamur; a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi; o secretário municipal de Esporte, lazer e Juventude, Carlos Pijak; o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos; o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; e o superintendente de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ibson Campos.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas mídias sociais!

WhatsApp
Facebook
Twitter
E-mail