A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para o biênio 2025-2026 terá como presidente o vereador Tico Kuzma (PSD). A nova composição foi definida por meio de eleição transmitida ao vivo pelo canal da CMC no YouTube, em um processo que transcorreu de forma tranquila, sem candidaturas avulsas dentro dos blocos parlamentares.
Composição da Mesa Diretora 2025-2026
A 1ª vice-presidência será ocupada por Leonidas Dias (Pode), enquanto Nori Seto (PP) assume a 2ª vice-presidência. As secretarias, da 1ª à 4ª, serão representadas por Bruno Rossi (Agir), Indiara Barbosa (Novo), Meri Martins (Republicanos) e Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), respectivamente.
A nova Comissão Executiva, responsável pela administração da Câmara durante os próximos dois anos, será formada por Tico Kuzma, Bruno Rossi e Indiara Barbosa.
Divisão dos Blocos Parlamentares
Para a eleição da Mesa Diretora, os vereadores se dividiram em dois blocos parlamentares seguindo a regra da proporcionalidade:
- Blocão: Liderado por Serginho do Posto (PSD), foi composto por 31 parlamentares, incluindo membros do PSD (6), PL (4), União (4), Novo (3), Podemos (3), Republicanos (3), PP (3), MDB (2), PRD (1), Agir (1) e PMB (1).
- Bloquinho: Liderado por Camila Gonda (PSB), contou com 7 vereadores da Federação PT/PCdoB/PV (3), PDT (2), PSB (1) e PSOL (1).
O blocão indicou seis membros da Mesa Diretora, enquanto o bloquinho ficou com um cargo.
Participação Feminina Histórica
Pela primeira vez na história da CMC, a Mesa Diretora conta com três mulheres entre seus sete integrantes: Indiara Barbosa, Meri Martins e Giorgia Prates. A eleição de Giorgia Prates, a primeira mulher negra a compor a Mesa, foi destacada por Camila Gonda, que afirmou que a escolha reflete os princípios do bloco de oposição. “Que façamos cada vez mais que a Casa do Povo seja para o povo de Curitiba”, declarou Tico Kuzma em seu pronunciamento de posse.
Sidnei Toaldo é eleito Corregedor da Câmara
Na mesma sessão, Sidnei Toaldo (PRD) foi eleito corregedor da Câmara por unanimidade, tendo como vices a Delegada Tathiana (União) e Camila Gonda (PSB). Em seu discurso, Toaldo destacou seu compromisso com a ética e o decoro parlamentar. “Prometo um trabalho centrado, atento à conduta ética dos vereadores, que precisa ser permanente, para essa Casa ser respeitada”, afirmou.
A corregedoria tem como função monitorar a conduta dos vereadores, investigando eventuais infrações à legislação e colaborando com o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.