Luiz Carlos Martins, Foto:Orlando Kissner/Alep
Na sessão desta segunda-feira (9), a Câmara Municipal de Curitiba aprovou, em primeiro turno, a proposta do vereador Tico Kuzma (PSD) para homenagear Luiz Carlos Martins Gonçalves, radialista e fundador da Banda B, com a denominação de um bem público. Luiz Carlos Martins, conhecido por bordões como “oi, oi, gente querida” e “um beijo no coração”, faleceu em julho deste ano, aos 75 anos. A iniciativa obteve unanimidade, com 27 votos favoráveis.
Durante a votação, Tico Kuzma destacou a relevância de Luiz Carlos Martins para o rádio paranaense e sua contribuição enquanto defensor das causas populares. “Luiz Carlos Martins foi mais que um comunicador brilhante e um líder nato, ele foi um defensor das causas do povo”, afirmou. Além de sua trajetória no rádio, o homenageado também teve uma carreira política de destaque, com mandatos como vereador e deputado estadual.
A homenagem contou com manifestações de diversos vereadores. Marcelo Fachinello (Pode), também radialista, elogiou a trajetória de Martins e sua capacidade de inovação no setor. Sidnei Toaldo (PRD), Márcio Barros (PSD) e Rodrigo Reis (PL) também destacaram o impacto de Martins no jornalismo esportivo e sua habilidade como comunicador. Alexandre Leprevost (União) lembrou o legado administrativo do homenageado, especialmente no fortalecimento da Rádio Banda B. A proposta, que segue para votação em segundo turno nesta terça-feira (10), será encaminhada para sanção do prefeito Rafael Greca após a aprovação final.
Homenagem ao Pastor Glicerio Gonçalves da Silva
Na mesma sessão, foi aprovada a denominação de um bem público em homenagem ao Pastor Glicerio Gonçalves da Silva, líder da Igreja Assembleia de Deus, falecido em 2007, aos 87 anos. A proposta, de autoria do vereador Osias Moraes (PRTB), recebeu 26 votos favoráveis e também passará por votação em segundo turno antes de seguir para sanção.
Tico Kuzma reforça o compromisso de valorizar personalidades que marcaram a história de Curitiba com suas trajetórias de impacto e dedicação à sociedade.