Câmara Municipal aprova programa de combate à corrupção

Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC

Nesta quarta-feira (15) a Câmara Municipal votou em primeiro turno a criação do seu programa de Integridade e Conformidade. Com essa atualização, a Ouvidoria e a Controladoria do Legislativo ampliarão suas atribuições na CMC, possibilitando um processo mais dinâmico na resposta a denúncias, além de estabelecer um sistema de identificação de riscos e fomento à transparência dentro do âmbito legislativo. 

Durante a sessão ordinária, o Vereador Tico Kuzma enfatizou a importância da aprovação deste projeto para promover a transparência na Câmara Municipal de Curitiba. Além disso, destacou  que o programa proposto ajudaria a “Contribuir para a modernização administrativa, aprimorar a transparência e coibir práticas de corrupção e desconformidade legal.”

O projeto foi aprovado por votação unânime em primeiro turno, e será coordenado pelo Conselho Superior de Integridade e Conformidade, sob a presidência da Controladoria do Legislativo. 

Mas o que seria o programa de integridade e Conformidade?

O programa de integridade e conformidade seria equivalente ao chamado “compliance” das empresas privadas, sua principal função é mitigar  fraudes e prevenir o desperdício de recursos públicos devido à corrupção. A discussão sobre aplicar o projeto dentro da Câmara Municipal iniciou-se no ano de 2021.

O Programa engloba todos os servidores, vereadores, prestadores de serviços e fornecedores da Câmara de Curitiba. Ele tem como seus principais objetivos: o monitoramento de riscos; a conscientização e capacitação dos servidores, vereadores, prestadores de serviços e fornecedores em relação ao código de conduta da instituição; ampliação e manutenção dos mais altos padrões de transparência; e a otimização e manutenção constante dos canais de denúncia da CMC. 

Integração do projeto: 

  • Direção: Controlador da Câmara de Curitiba
  • Membros:
  • Ouvidor da Casa
  • Dois vereadores
  • Membro da Conlegis responsável pela coordenação do conselho
  • Representante da Diretoria-Geral
  • Representante da Procuradoria Jurídica (Projuris)
  • Representante do Departamento de Administração e Finanças (DAF)
  • Representante do Departamento de Processo Legislativo (Deprole)

Gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas mídias sociais!

WhatsApp
Facebook
Twitter
E-mail